Colar metal com metal é mais fácil do que pensa. Tudo o que precisa é de ter conhecimento correto e, claro, um adesivo certo! Neste guia, vamos-lhe mostrar a melhor forma de colar metal.
Não precisa de ferramentas de soldadura para unir duas peças de metal. Para reparações domésticas e projetos de bricolage, pode utilizar super cola para fazer o trabalho num instante
Mas como colar metal com metal corretamente?
Para superfícies metálicas pequenas e planas, pode utilizar a Loctite Super Cola3 Power Flex Control. É fácil de aplicar e ideal para efetuar reparações rápidas.
Basta aplicar uma pequena quantidade de cola numa das superfícies metálicas e, em seguida, pressionar as duas superfícies uma contra a outra por cerca de 30 segundos. Depois, deixe o objeto secar durante cerca de 10 minutos, para que a cola possa atingir a sua força máxima. Fácil, económico e rápido!
Em alternativa, se a sua prioridade for a colagem de alta resistência e estiver a trabalhar com superfícies maiores e mais pesadas, recomendamos que utilize um adesivo epóxi para colar metal com metal.
Este tipo de cola cria ligações permanentes e é extremamente resistente à água, à humidade e à maioria dos solventes, perfeita para ser utilizada em praticamente qualquer projeto no interior ou no exterior.
Além disso, é um produto versátil e compatível com uma vasta gama de materiais, incluindo madeira, vidro e cerâmica. Então, depois que finalizar o seu projeto que envolve colar metal com metal, mantenha-o à mão para o seu próximo trabalho.
Agora que já tem a cola certa, precisa saber exatamente como colar metais, para obter resultados duradouros. Eis como concluir o trabalho utilizando um adesivo epóxi.
Antes de começar, lembre-se de tomar as precauções de segurança. Trabalhe num espaço bem ventilado e use luvas.
Eis como colar metal, passo a passo:
- Prepare as superfícies. O metal deve estar completamente limpo e seco. Para melhorar a aderência, desbaste as superfícies com uma ferramenta de raspagem ou com uma lixa. Pré-fixe as peças.
- Abra o adesivo epóxi. Depois de abrir o tubo de epóxi, corte as pontas da seringa. Em seguida, vire a seringa ao contrário e puxe o êmbolo para trás, antes de fazer pressão para expelir o ar.
- Prepare o adesivo epóxi. Aplique partes iguais de resina e endurecedor numa superfície descartável, como um pedaço de papel de rascunho. Misture bem as substâncias durante cerca de um minuto, utilizando uma ferramenta de mistura. Depois, limpe as pontas da seringa e feche o tubo de epóxi.
- Aplique a cola ao metal. Poucos minutos depois de ter misturado a cola (1 ou 2), aplique uma pequena quantidade em ambas as superfícies metálicas.
- Una as superfícies. Pressione imediatamente as superfícies uma contra a outra e mantenha-as em posição durante cerca de 10 minutos, utilizando uma pinça ou um peso.
- Deixe secar. O ideal é esperar 24 horas antes de utilizar, para que o adesivo possa curar completamente e atingir a sua força máxima.
- Limpe. A cola é mais fácil de remover quando ainda está húmida, por isso limpe rapidamente qualquer excesso de cola com um pano embebido em acetona. Se o adesivo já estiver curado, pode removê-lo cuidadosamente com uma lâmina afiada.
Como pode ver, colar metal com metal com epóxi é um processo simples. Basta pegar na cola e começar!