Colar tecido em plástico é fácil se tiver a cola certa, um pouco de paciência e algumas dicas. Continue a ler para descobrir que cola especial é a melhor cola para tecido e plástico, e como a utilizar em aplicações diferentes!
De um modo geral, as colas especialmente formuladas para colar tecido em plástico têm melhor desempenho do que as colas universais. Afinal de contas, a sua cola não só tem de se unir ao tecido e ao plástico com que está a trabalhar, como também tem de se manter flexível, para que não se parta quando estes materiais se movem.
Além disso, o ideal é que o adesivo para colar tecido no plástico seja também versátil, para ser capaz de reparar plásticos como o vinil, e secar de forma transparente. Se for resistente e à prova de água, e secar rapidamente, melhor ainda!
Colar tecido em plástico é realmente fácil, como verá nas secções abaixo. Estas descrevem quatro aplicações diferentes que irá certamente encontrar nos seus projetos de artesanato ou em reparações.
Se estiver a trabalhar dentro de casa, trabalhe numa área bem ventilada. Use luvas e lave as mãos após utilizar o produto.
Antes de começar, reúna estes materiais:
- cola para tecido e plástico
- fita adesiva
- lixa
- luvas
- remendo de tecido/fibra de vidro (para reparações maiores)
- tecido
- acetona/removedor de verniz de unhas
- lâmina afiada
Em primeiro lugar, tem de preparar as suas superfícies. Certifique-se de que estão limpas e secas. Raspe as superfícies lisas para melhorar a aderência. Se estiver a reparar um rasgão, aplique fita adesiva à volta da área para garantir uma costura limpa.
Aplique cola uniformemente em ambas as superfícies, e pressione-as uma contra a outra. Mantenha-as no lugar até a cola secar. Consulte as instruções do seu produto para obter informações sobre o tempo de secagem, e se pode reposicionar as peças.
Aplique a cola uniformemente em ambas as superfícies, e deixe-a secar conforme recomendado nas instruções do produto. Junte as peças com cola dentro do tempo indicado nas instruções.
Aplique cola nos bordos do material danificado. Pressione os bordos, e fixe-os com fita adesiva durante o período de tempo indicado nas instruções do produto.
Para reforçar o material e tornar a sua reparação ainda mais forte, coloque um pedaço de tecido ou um remendo de fibra de vidro por baixo da área danificada. Em seguida, aplique a cola nos bordos do material danificado. Junte os bordos e pressione, fixando-os com fita adesiva durante o tempo especificado nas instruções do produto.
As instruções da sua cola explicam-lhe quanto tempo precisa para curar. Pode remover a cola não curada com acetona ou com removedor de verniz das unhas. Consulte as instruções da embalagem de cola e do solvente antes da aplicação. Corte cuidadosamente a cola curada com uma lâmina afiada.