Qual é a melhor estratégia para colar vidro em madeira? Nós temos a resposta! Continue a ler para saber qual é a melhor cola para qualquer tipo de projeto de colagem de madeira em vidro, e veja algumas dicas sobre como usar epóxi.
O vidro pode ser um material difícil de colar devido à sua superfície não porosa, mas pode colar vidro em madeira com o adesivo certo. Antes de escolher uma cola qualquer, considere as seguintes questões:
- Necessita de uma união flexível ou rígida?
- O artigo vai estar exposto à água ou a variações de temperatura?
- Precisa que a cola seque de forma transparente?
Aqui tem um resumo dos diferentes tipos de projetos que envolvem vidro e madeira, e qual a cola mais adequada para cada um deles.
Para pequenos projetos delicados, como molduras, ornamentos ou estatuetas, precisa de uma super cola que faça uniões transparentes, e tenha uma força de união rígida. Para um adesivo de interior/exterior que cole em segundos e que tenha um aplicador fácil de utilizar, utilize a Loctite Super Cola3 Vidro.
Para projetos mais avançados de vidro com madeira, como a construção de mobílias ou decorações de jardim, necessitará de uma cola com uma união rígida forte, como a epóxi. A maioria destas colas criam uma união perfeita entre vidro e madeira, permitem preencher fissuras, endurecem em 30 minutos e atingem a cura total em 24 horas. São resistentes à água, à humidade e à maioria dos solventes, e podem ser lixadas e perfuradas. Além disso, podem ser tingidas com pigmentos de terra ou areia para combinar com a cor.
Ao contrário da super cola, os epóxis requerem uma preparação especial antes da aplicação. Veja aqui o que precisa, e como preparar e aplicar.
Veja como colar vidro em madeira usando epóxi.
- Lixe as superfícies lisas com um jato de areia ou uma folha de lixa.
- Lave o vidro com água e sabão, e depois seque. A madeira deve estar completamente seca. Junte as peças previamente.
- Retire a tampa do aplicador e corte as pontas da seringa no tamanho pretendido. Para uma aplicação precisa, corte a abertura a 3mm. Para uma aplicação mais livre, corte na marca dos 4 ou 5mm.
- Aponte a seringa para cima e puxe ligeiramente o êmbolo para trás, permitindo que as bolhas de ar subam até ao topo. Prima o êmbolo para eliminar o ar.
- Vire a seringa e prima o êmbolo para distribuir partes iguais numa superfície descartável.
- Misture a resina e o endurecedor durante um minuto, e aplique uma pequena quantidade de cola em ambas as superfícies durante os dois minutos seguintes à mistura. Pressione as peças uma contra a outra.
- Remova imediatamente o excesso de cola. Apoie a união durante 10 minutos. A cura total ocorre em 24 horas.
- Limpe a ponta da seringa após utilizar o epóxi. Retraia ligeiramente o pistão e feche-o com a tampa do aplicador.
Se tiver secções de cola curada que necessitem de ser removidas, basta cortá-las com uma lâmina afiada ou esfregar com acetona. Nota: a acetona não é compatível com todos os materiais, por isso verifique antes de aplicar numa superfície de madeira.